quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

«Braga Natural»

Não recomendo prendas de Natal, nem de qualquer outra época. Muito menos se e quando os preços dos possíveis presentes não são propriamente módicos. Nem mesmo quando se trata de livros, de bons livros.

Que o tempo dos livros para “enfeitar” estantes já lá vai (embora não em todos os casos...).

Eu sou dos que gostam de livros. Tanto que não posso comprar todos os que queria: nem tinha dinheiro, nem tinha tempo (de vida) para os ler.

Um livro que gostei de ter nas mãos, por várias vezes, foi o livro «Braga Natural», com fotografias de João Ferreira, textos de Daniel Santos e fotografia aérea de Filipe Soares, prefaciado pelo vice-reitor da Universidade do Minho, Hernâni Gerós. A edição é do Município de Braga, de Junho de 2025.

A obra tem impressão de qualidade e dá uma excelente ideia da fauna e da flora do concelho de Braga. Pena o preço não ser convidativo para a generalidade dos munícipes.

Em futuras edições, que eu desejo que haja, duas gralhas devem ser corrigidas: os nomes científicos do sobreiro -  árvore símbolo nacional de Portugal desde 2011 - que é «Quercus suber» (e não «Quercus sobur», ver páginas 30 e 90) e de um abelhão polinizador, que se designa «Bombus terrestris» (e não «Bumbus», ver páginas 123 e 193).

Mais um desejo: convinha que a edilidade disponibilizasse o livro a um preço mais acessível. 

José Batista d’Ascenção

Sem comentários :

Enviar um comentário