segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Curiosidades interessantes do livro «Todo o mundo é composto de mudança, considerações sobre o clima e a sua história», de João Alveirinho Dias.

Étimo de «clima»
Etimologicamente «o termo “clima” derivou do grego κλίμα [Klima] que significava inclinação do Sol.» Hoje, «a acepção do termo é algo diferente». (pg.2)

Dificuldade em definir «clima»
Em citação de um artigo do «insigne geofísico e meteorologista português, José Pinto Peixoto (1922-1996)», que adaptara uma frase de Sto Agostinho (354-430) sobre o conceito de tempo, surge na página 1 (em latim e logo depois traduzida para português) a seguinte frase: «O que é o clima? Se ninguém me perguntar o que é, eu sei! Se me perguntarem e eu quiser explicar, não sei!»

Diferença entre «clima» e «tempo»
Frequentemente confunde-se «clima» e «tempo» (estado meteorológico). «Tempo é o que acontece na atmosfera em determinado momento; clima é o que as estatísticas nos dizem que ocorre, em média, ao longo de muitos anos, o que nos permite deduzir o que acontecerá nos anos seguintes. Assim, clima é, de certa forma, uma construção estatística.» (pg. 5)

Desníveis da superfície oceânica
Devido às variações da força gravítica em resultado das diferenças de densidade das rochas do fundo oceânico, «a superfície livre do oceano tem (…) relevo, havendo uma diferença de mais de 150 m entre o ponto mais alto e o mais baixo.» (pg. 20). Porém, como o valor da gravidade é o mesmo em todos os pontos da superfície, este tipo de variação do nível das águas não causa qualquer corrente «(apenas induziria um fluxo hídrico se houvesse diferenças no valor da gravidade, como acontece nos rios).» (pg. 21)

Superfície média do nível do mar baseada em
16 anos de dados altimétricos satelitários (pg. 21)
O desníveis da superfície oceânica derivados de outros factores, como o vento, as variações de pressão ou a radiação solar, actuam cada um por si ou conjugados, dando origem a correntes ocasionais, com influência no clima regional.







Correntes oceânicas – importância fundamental no clima, e não só…
Como «a energia que o oceano recebe do Sol varia consoante a latitude, criam-se gradientes térmicos que impulsionam movimentos da água do oceano num fluxo contínuo, isto é, correntes marítimas. […] Os ventos de superfície, os gradientes de salinidade, as marés e a rotação da Terra são também geradores importantes de correntes marítimas.» (pg. 19)
As grandes correntes oceânicas superficiais recebem o nome de «giros» e modelam o clima do planeta. Um dos giros mais importantes das águas oceânicas é o «Giro do Atlântico Norte», que transporta calor das regiões tropicais para latitudes mais elevadas. Esta corrente oceânica tem uma componente chamada «Giro de Recirculação» que faz reter materiais levados à superfície no Mar dos Sargaços, acumulando aí uma grande quantidade de lixo produzido pelo Homem, designadamente plásticos. «O ciclo de circulação (ou giro) do Atlântico Norte (…) demora cerca de dez anos a percorrer». (pg.24)
Giro do Atlântico Norte. As setas vermelhas representam
 correntes de águas quentes, e as azuis, de águas frias. (pg. 24)
As grandes correntes oceânicas ocorrem também na coluna de água ou junto ao fundo, influenciadas pelas variações de densidade, que dependem da temperatura e da salinidade. Por isso, essas correntes se designam «termohalinas».

A circulação termohalina global tem um ciclo «que demora várias centenas de anos, apontando várias estimativas para valores da ordem dos 1000 a 2000 anos.» (pg. 31) Como estas águas circulantes movimentam também os nutrientes minerais, as zonas de proveniência de águas profundas, ricas em nutrientes, constituem zonas de excelência piscatória.
Circulação termohalina global, apelidada “conveyor belt”
 ou “correia transportadora” (de calor). (pg. 30)

A circulação termohalina global ter-se-á mantido desde a última glaciação, há 10 ou 12 mil anos, mas «é vulnerável a modificações rápidas e significativas» (pg. 32) com influência directa na regulação global dos climas.





José Batista d’Ascenção

Adenda: As curiosidades referidas são apenas algumas das que o livro contém. Maior precisão dos conceitos usados neste texto requerem a leitura do original.

Sem comentários :

Enviar um comentário