quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Sugestões à Câmara Municipal de Braga

Um dos candeeiros da Praça da Justiça, em Braga
Logo que passe a azáfama da campanha eleitoral (para as autárquicas) há-de a equipa da Câmara Municipal de Braga debruçar-se sobre alguns aspectos que merecem atenção, como os que, de seguida, refiro.
Na Praça da Justiça, frente ao edifício da Segurança Social, os globos de vidro dos candeeiros (três por candeeiro) vão acumulando água ao longo dos anos, até fatalmente caírem, se não forem substituídos antes disso. Como cada litro de água pesa um quilograma, se aqueles globos tiverem 30 cm de diâmetro (estimativa minha…), quando algum deles fica meio (ver 1ª foto), contém qualquer coisa como 7 litros de água e pesa, portanto, 7 quilogramas! Felizmente, como os candeeiros estão no centro de floreiras, se os globos se desprenderem por si, o risco de atingirem alguém é mínimo, mas, nunca confiando, é melhor prevenir do que remediar.
Agora que o Outono começa, convém estar atento ao estado das árvores de arruamentos e praças da cidade, a fim de detectar as que ofereçam perigo de se arrancarem ou partirem com as primeiras chuvas e ventos e proceder aos cortes necessários (atenção: devem-se limitar os cortes e as podas ao que é necessário e suficiente: mutilar as árvores, em tempo impróprio, como se fez aos lódãos da estrada de Real, em Abril passado, ou como mostra a árvore da segunda imagem, na rua da Restauração, não é poda nenhuma, é condená-las, absurdamente, ao definhamento e à morte prematura).
Árvore seca, consequência de poda incompetente.
Rua da Restauração, Braga
 
Se se proceder com o cuidado devido na altura (mais) adequada, evitam-se acidentes nos tempos de chuva e vento (queda de árvores ou ramos em cima de casas, de carros e até de pessoas) e diminui-se a folhada que vai cair nas semanas próximas, atapetando as ruas e entupindo os sistemas de escoamento de água. Nesta matéria, a colaboração dos munícipes, chamando a atenção para árvores que estejam em risco e ofereçam perigo, seria um útil exercício de cidadania que convém estimular.
De caminho, convém verificar atempadamente os sumidouros de escoamento das águas pluviais e desentupi-los, mormente os que se situam nas zonas dos túneis rodoviários, para evitar alagamentos, perturbações de trânsito, eventuais acidentes e danos resultantes.
Igualmente importante, passado o tempo de campanha, é remover todos os suportes de propaganda distribuídos pelo espaço urbano, para melhorar as vistas da cidade e facilitar a visão de transeuntes e automobilistas. Caso as equipas das diferentes candidaturas não procedam à remoção atempada desses materiais deve a Câmara Municipal fazê-lo, cobrando o valor das respectivas despesas.
Os munícipes bracarenses merecem.
Muito obrigado.

José Batista d’Ascenção

Sem comentários :

Enviar um comentário