quarta-feira, 24 de maio de 2017

Sobre Almaraz (central nuclear espanhola próxima de Vila Velha de Ródão) e o perigo que representa, qual é a opinião das universidades e dos centros de investigação portugueses?

No jornal “Público” de hoje, (pg. 47) João C. Seixas, físico e professor do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, pronuncia-se sobre a “ausência quase total de informação vinda dos meios científicos nacionais especialistas na área da ciência e tecnologia”, afirmando que “as universidades, cuja missão passa seguramente por promover uma discussão séria e esclarecida sobre assuntos da sua competência, negligenciaram (ou foram negligenciadas) no seu papel social.” e que “divulgar ciência é, antes do mais, fazer com que esta se torne parte integrante da vida e pensamento do cidadão para que ele possa discutir e decidir de forma informada e consciente as grandes questões resultantes do processo de criação de conhecimento e das suas aplicações.”
Esperemos que o alerta tenha vindo a tempo.
Merece aplauso o Professor João C. Seixas.
E agradecimento.

José Batista d’Ascenção

PS: Aflige-me o horror do terrorismo, sobre o qual não encontro palavras, excepto dizer que não sinto medo, eu que tenho filhos emigrantes/viajantes.

Sem comentários :

Enviar um comentário