sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Heróis sem capa. Jory: Um avô especial [Jorge Paiva], pelos olhos da neta [Mafalda(*)]


Heróis! É verão, finalmente! 
Estamos em agosto, o que significa que um novo herói se juntou à nossa equipa. Está na altura de conhecerem o Jory, um protetor da Natureza que ama todos os seres vivos e que é inspirado numa pessoa muito importante para mim: o botânico português (que, só por acaso, é meu avô) Jorge Paiva. 
A flor que o Jory tem na mão é da Polygala myrtifolia, que tenho num vaso em casa.
As Polygala (cerca de 750 espécies) são as plantas que o meu Avô mais estudou.
Quando era pequena, olhar para o meu avô era ver alguém que dava tudo o que tinha e algo mais por um bem maior, por um planeta melhor, por uma floresta melhor. Crescer com ele na minha vida mostrou-me que o trabalho árduo traz consigo muitas frustrações, principalmente aquelas que fogem do nosso controlo. No entanto, aprendi também que as recompensas associadas a esse trabalho árduo trazem mais força para combater as frustrações. Ouvi-lo falar sobre o seu trabalho enche-me o peito de orgulho. Vê-lo dar palestras sobre o que realmente o apaixona inspira-me e motiva-me a seguir os meus sonhos. Tudo o que eu sei sobre a flora foi ele que me ensinou. Todo o interesse que eu tenho em preservar a floresta (e o planeta) foi ele que mo passou. Todas as frustrações que sinto quando o nosso país arde (o que, infelizmente, acontece todos os anos), existem porque ele me ensinou a importar-me com o assunto. 
Vi o meu avô, durante toda a minha vida, a lutar por aquilo em que acredita e a defender a Natureza como ninguém. Vi-o dar aulas, conferências, escrever livros e artigos, aparecer na televisão (sempre foi muito entusiasmante) e em revistas e a ir para expedições perigosas. Vi-o preparar eventos, receber um prémio e inúmeras homenagens e construir uma carreira de sonho. Vi-o dar nome a novas espécies de plantas e a ter quem desse o nome dele a plantas de espécies novas. Vejo-o inspirar todas as pessoas que têm a sorte de o conhecer e hoje ainda estou a aprender sobre ele.
Crescer ajudou-me a conhecer bem o meu avô. Ajudou-me a perceber que não é só para mim que ele é um herói. Todo o trabalho silencioso que ele faz por tanta gente, sem nunca pedir reconhecimento (aliás, às vezes exigindo que não lho dêem) e toda a ajuda que ele disponibiliza fazem dele uma pessoa ainda melhor e acima do crédito que o mundo lhe dá. Cada vez que o verão chega, penso no meu avô mais do que o normal. Isto porque sei que ele muito provavelmente vai ficar mal e zangado, mais tarde ou mais cedo, com o estado dos incêndios em Portugal. É todos os anos a mesma tragédia, e eu só gostava que lhe prestassem mais atenção, que levassem o que tem a dizer sobre o tema mais a sério. Não só por ele, mas pelo país inteiro. Esse é um dos motivos pelos quais o apresento hoje.
Vou deixar em baixo uma série de links para conhecerem melhor o meu avô e o seu trabalho. 
Com todo o amor do mundo me despeço, heróis. Boas férias e até já!
Jorge Américo Rodrigues de Paiva - Ciência Viva
http://www.cienciaviva.pt/premioscvmontepio2014/GPCV/
Botânico Jorge Paiva distinguido pela SPECO 
http://noticias.uc.pt/universo-uc/botanico-jorge-paiva-distinguido-pela-speco/
"Os incêndios e a desertificação do Portugal", por Jorge Paiva (2006)
https://www.publico.pt/2006/01/23/jornal/os-incendios-e-a-desertificacao-do-portugal-florestal-59818

(*) A Mafalda tem vinte e três anos, é “designer” pelas Belas Artes de Lisboa e mestranda pela Universidade de Barcelona. Publica livros para crianças, escritos e ilustrados por si. Tem um “website” e um “blog” em que escreve sobre “heróissemcapa”, com um “boneco” desenhado por ela. Esses “heróis” são escolha sua, tendo sido o primeiro o Embaixador Aristides de Sousa Mendes, que lhe serviu de tema para o primeiro livro que publicou e lançou em Viseu, de onde era natural o Embaixador. Mensalmente, escolhe um “herói”, que divulga na “newsletter” “heróissemcapa”, com um texto justificativo e um “boneco” da sua autoria, a que atribui um nome.  No mês de Agosto, pediu ao avô para ver o herói desse mês, o que o surpreendeu, por ser ele mesmo.

Publicado por:
José Batista d'Ascenção

4 comentários :

  1. Fantástico!... o Prof. Jorge Paiva é mesmo um herói... um herói de atos e de causas!

    ResponderEliminar
  2. Que magnífica homenagem!!!! LINDA!!!! Adoro o seu avô! Para mim representa sabedoria, altruísmo, cavalheirismo...Parabéns ao Professor e à si também!

    ResponderEliminar
  3. Ele merece estes mimos todos. Fica muito emocionado a falar da neta que escreve tão bem. Parabéns Mafalda. Um beijinho ao avô.

    ResponderEliminar