quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

É sensibilidade, é aprendizagem, é crescimento, é arte

Os alunos das turmas de artes da Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA), de vez em quando, mostram-nos a riqueza das suas capacidades e do seu talento. Neste caso são as turmas 10ºM/N e 12ºM/N.

Olhando por eles, com zelo discreto, os seus professores incentivam-nos, ensinam-nos, fazem-nos revelar-se, oferecendo a todos os outros alunos, professores e funcionários da escola, a possibilidade de apreciarem arte jovem, florescente, criativa e prometedora, nalguns casos, ainda que noutros transpareça alguma ingenuidade ou insegurança ou a busca de «identidade artística», como é inevitável nesta fase das suas vidas.

A exposição estende-se pela galeria (corredor) da biblioteca, subordinada ao tema “O Vírus que mudou a nossa vida”, com obras realizadas durante o período de confinamento. Ao fundo, na sala Carlos Amarante da Biblioteca, o tema é Almada Negreiros. O período de exposição está a decorrer desde Novembro até Fevereiro de 2021.

Quem está na escola pode ver. Quem desconhece ou é exterior ao agrupamento de escolas, eventualmente perde. Por isso, estes trabalhos mereciam, em meu parecer, serem expostos noutros espaços da cidade de Braga, em tempo posterior, possivelmente quando o acervo for ainda mais rico e alargado a alunos de outras turmas de outros professores.

Propondo e desejando que isso se concretize, agradeça-se e felicitem-se, desde já, os alunos autores, os professores promotores e os organizadores da exposição: alunos, professores e a equipa da biblioteca.

Obrigado, muitos parabéns e felicidades.

A todos, um Natal com saúde.


Segunda nota de agradecimento: à D. Gracinda Cerqueira, funcionária da biblioteca pelo fornecimento de dados, e à D. Natércia Pinto, funcionária da ESCA, também artista plástica e talentosa recitadora de poesia, pela colheita das fotos.


José Batista d’Ascenção

Sem comentários :

Enviar um comentário