domingo, 27 de agosto de 2017

«A Obsessão da Portugalidade», Onésimo Teotónio Almeida

Por estes dias, terminei a leitura do livro «A obsessão da Portugalidade» de Onésimo Teotónio Almeida, publicado pela Quetzal, em Fevereiro deste ano. Em boa hora o li. O autor analisa diversos aspectos do tema com extrema clareza e rigor, dissecando resumidamente cada assunto com mão firme em manejo preciso e exacto do “bisturi”, que faz incidir aguda e objectivamente na tessitura das matérias, expondo, de modo irrefutável, algumas maleitas da clássica exegese lusitana sobre a portugalidade. De caminho, nota-se um sentido de humor próprio de quem vê largamente e por antecipação, face à realização do “puzzle” que vai executando com maestria. E ainda (me) permite o conhecimento de palavras (neologismos?...) que não devem pertencer ao léxico de muitos portugueses.
Foi tão grande o impacto recebido que não resisto à vontade de trazer aos meus “cantinhos da blogosfera” alguns pequenos excertos da obra. Claro que sendo eu a compor estes textos com as frases do autor, relativamente a algo que resulte menos bem ou suscite dúvida, a responsabilidade é (inteiramente) minha, o que é motivo acrescido para quem me ler consultar também o livro, com o que só tem a ganhar.

José Batista d’Ascenção

Sem comentários :

Enviar um comentário